quinta-feira, 27 de outubro de 2016

M. C. Escher e Doutor Estranho.

Relatividade de M.C.Escher, é uma obra que realmente me hipnotiza, quem nunca olhou para ela e ficou vários minutos tentando compreendê-la? Aliás Escher é incrível, não só pelos extraordinários rabiscos, mas pela sua maneira de enxergar um mundo, de ponta a cabeça, invertido, de trás para frente... Mas o que isso tem a ver com o filme de super-herói da Marvel? Tudo! "Relatividade é uma litografia de impressão do artista holandês M.C. Escher, impressa pela primeira vez em dezembro de 1953. Ela retrata um mundo em que não se aplicam as leis normais de gravidade. A estrutura arquitetônica parece ser o centro de uma comunidade idílica, com a maioria de seus habitantes vai casualmente sobre seu negócio comum, tais como jantar. Há janelas e portas que levam ao parque e ambientes ao ar livre. Todas as figuras estão vestidas em trajes idênticos e têm cabeças em forma de bulbo, traços característicos, que podem ser encontrados em muitas outras obras de Escher.

Fan art por Chickenz inspirado na Relatividade de Escher - Doctor Strange.
A estrutura tem sete escadas, e cada escada pode ser usada por pessoas que pertencem a duas fontes de gravidade diferentes. Isto cria fenômenos interessantes, tais como: no topo escada, onde dois habitantes podem usar a mesma escada na mesma direção e sobre o mesmo lado, mas cada uma delas utilizando uma cara diferente de cada passo; assim, se um desce a escada, o outro sobre a escada, mesmo durante o movimento na mesma direção, quase lado-a-lado. Nas outras escadas, os habitantes são retratados como se subissem as escadas de cabeça para baixo, mas com base em sua própria fonte de gravidade, eles estão subindo normalmente. Cada um dos três parques pertence a um dos poços de gravidade. Todos, com exceção de uma das portas parecem levar a caves abaixo dos parques. Embora fisicamente possível, esses porões são certamente incomuns e adicionam o efeito surreal da imagem.

Relatividade por M.C. Escher.
Este é um dos trabalhos mais populares de Escher e tem sido utilizado em uma variedade de formas, como pode ser apreciado tanto artisticamente e cientificamente. Interrogações sobre perspectiva e representação de imagens tridimensionais em uma imagem bidimensional são a essência das obras de Escher, e Relatividade representa uma de suas maiores realizações neste domínio."

Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário