sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

8 Anos Sem Heath Ledger

Batman: O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight), foi o ultimo longa concluído de Heath Ledger, onde interpretou o Coringa, e por que é tão importante falar sobre este personagem? 




A maioria de suas indicações em premiações oficiais foram póstumas, recebidas após o lançamento do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas, vencendo na categoria de Melhor Ator Coadjuvante nas premiações do OscarBoston Society of Film CriticsBritish Academy Film AwardsGlobo de OuroSatellite AwardsSaturn Awards e Screen Actors Guild Awards. Também foi considerado novamente o Melhor Ator Internacional pelo Australian Film Institute Awards (onde ele já havia sido reconhecido outros trabalhos: Two HandsNed Kelly e Brokeback Mountain), em adição aos prêmios de Melhor Ator de Fantasia e Melhor Vilão nos Scream Awards (também por Brokeback Mountain, anteriormente).




Algumas curiosidades:

Christopher Nolan deu algumas dicas e ajudou no enquadramento do primeiro vídeo terrorista do Coringa (aquele com o falso Batman), mas ficou tão impressionado com o desempenho de Ledger que deu carta branca ao ator para que dirigisse suas cenas do modo que achasse conveniente.




Antes das gravações da cena do interrogatório, Ledger pediu a Christian Bale que o batesse de verdade, como Batman faria. Isso seria para rebater as críticas de fãs que diziam que os golpes do Cavaleiro das Trevas eram mal coreografados.




Na preparação do personagem, Ledger chegou a conversar com Jack Nicholson e decidiu que faria tudo diferente do Coringa anterior para evitar comparações.

O maquiador John Caglione Jr., revelou em uma entrevista, que Ledger quase sempre dava abraços apertados em todos os artistas e que estava sempre de bom humor, que quando não estava filmando, era sempre ele mesmo, mesmo de maquiagem e com o figurino, ele andava pelo set de skate, fumava, tirava fotos... sempre sendo ele, o Heath.

Foi grande o medo e a rejeição, quando o jovem Heath foi escolhido como o Coringa. Ele tinha em seu currículo os filmes mais conhecidos como 10 Coisas que Eu Odeio em Você e Coração de Cavaleiro. Mesmo contra todas as apostas dos fãs (pois é, vocês foram contra e agora estão fazendo de novo! HAHAHA!), sua interpretação foi magistral, conseguindo ótimas críticas, tanto do público, quanto da mídia especializada.




Com tudo isso, Heath Ledger fez brilhar, o tão amado Coringa, o primeiro personagem saído diretamente dos quadrinhos, para grandes premiações, recebendo seu merecido reconhecimento através da grande performance (antes dele, outros filmes baseados em quadrinhos também foram indicados ao Oscar, porém até então nenhum ator chegou a receber a merecida estatueta), é claro que outros grandes atores e outras grandes performance virão para representar o Coringa, e se Ledger foi ou será o melhor de todos, não podemos responder, mas com certeza esse será inesquecível.




Ledger morreu aos 28 anos de idade, poucos meses depois que havia terminado de filmar The Dark Knight e enquanto participava das gravações de The Imaginar of Doctor Parnassus. Ele deixou uma filha, Matilda Rose, nascida em 28 de outubro de 2005, com a atriz Michelle Williams.








“BYE BYE”.
Essas são as frias palavras finais rabiscadas em letras maiúsculas na última página de um diário, do Coringa, de Heath Ledger.






Um comentário: